sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Conhecendo a minha escola - C. E. Chagas Araújo

O CEEFM CHAGAS ARAÚJO em seu aspecto fisico é construido de alvenaria, situado à Praça Vereador José Veloso Batista, N►7 09 Centro. Foi criado pelo decreto lei nº 921/06/53. no governo de EUGÊNIO BARROS, em homenagem ao primeiro prefeito de Urabano Santos, Francisco Chagas Araujo, Desde sua criação atende de ensino fundamental e a partir de 2002 com ampliação do ensino médio no estado, foi primeira escola a atender alunos de ensino médio, na época com apenas 04 professores efetivos, sendo os demais contratados posteriomente, atualmente continua atendendo alunos de ensino fundamental, com o numero de matriculas diminuidas para as series iniciais, atendendo a legislação em vigor, prioriza a matriculas de Ensino Médio. Noso colegiado é composto de 16 representantes que atuam, com reuniões agendadas a cada trimestre, participando de reuniões e decisões na escola.

Link: http://cechagasaraujo.blogspot.com.br/2010/03/historia-da-escola.html

FOTOS DA INSTITUIÇÃO

 Quadra da escola

Aula sobre Distúrbios Alimentares (utilização do data-show como material de apoio)

 Aula sobre Distúrbios Alimentares (utilização do data-show como material de apoio)

 Sala de informática

Troféus na Diretoria

 Troféus na Diretoria

Aula de Educação Física (Handebol)

 Aula de Educação Física (Handebol) 

 Visão da quadra de esportes

 Visão da entrada da escola Chagas Araújo

Visão do salão de entrada da escola

A importância das aulas de Educação Física no ambiente escolar

Palestra sobre Educação Física Escolar

Temas transversais - Educação Física Escolar

O que é Educação Física? (reflexão)

Mapa conceitual de aprendizagem


REFERÊNCIA
Alberto José da costa Tornnaghi, Maria Elizabeth Brisola Brito Prado e Maria Elizabeth Bianconcini (Tecnologias na educação: ensinando com as TIC).


Tecnologias utilizadas em sala de aula


Professor entrevistado: Luis Cláudio Santana

O professor utilizado para a elaboração deste trabalho utiliza, em suas aulas, algumas poucas, mas muito eficientes tecnologias que auxiliam o apoio à prática pedagógica. Dentre elas, cito:

- O uso de notebook, de propriedade do próprio professor, para melhor compreensão e auxílio do conteúdo a ser trabalhado em sala de aula;
- Uso da sala de informática da escola, onde os alunos utilizam-se da rede mundial de computadores (internet), aprofundando o seu conhecimento acerca do assunto trabalhado;
- Utilização de algumas revistas extra-material de ensino, que auxiliam no aprendizado e com uma temática voltada para a atualidade.

O professor utilizado para a elaboração deste trabalho, acerca do exposto apresentado, ainda expõe a melhoria de alguns itens que seriam indispensáveis ao aprendizado:

- O aumento dos computadores e do espaço físico da sala de computação da escola, o que aumentaria significativamente o rendimento dos alunos.
- Utilização de outros aparatos na escola, como um data-show em cada sala de aula e aparelho de DVD, por exemplo.
- O aumento da demanda de exemplares de publicações referentes a cada disciplina, como revistas especializadas e materiais de apoio.
 

Reflexões iniciais


REFLEXÕES INICIAIS

Para pensarmos a escola de hoje, inevitavelmente perpassamos por questões que envolvem questões globais. E dentro dessa vertente, os avanços da tecnologia, inegavelmente, ganharam um papel importantíssimo para o auxílio/complemento do ensino em sala de aula – e até mesmo fora dela, como atividade extraclasse. A internet, por exemplo, é hoje uma grata realidade e cercear o aluno dessa realidade é ignorar a força da sua inclusão desse aluno no contexto atual.
As novas tecnologias já são uma realidade em praticamente todas as escolas. E todos os educadores devem envolver-se na qualificação para a prática do uso de novos meios que auxiliem o seu ensino, diversificando a forma como o conteúdo é repassado. E a forma de auxílio dessas novidades podem e devem ser utilizadas como instrumentos de projetos pedagógicos.
Contudo, auxiliar o aprendizado do aluno pelos novos meios tecnológicos deve ser algo que vai além da sala de aula. Hoje, com a utilização da internet, o aluno tem um verdadeiro mundo em mãos, onde pode complementar extraclasse o seu aprendizado. Além disso, o uso de ferramentas como as redes sociais, por exemplo, desempenham um papel importante nas trocas de experiências e informações que fazem parte da realidade de outros alunos de diferentes regiões. Para tanto, faz-se necessário que esta ferramenta esteja ao alcance do aluno dentro do ambiente escolar, através de meio onde estes aprendizes (alunos) possa utilizar tais inovações, valorizando a sua capacidade de raciocínio e a soluções para questões do seu cotidiano. E esse espaço de difusão de conhecimento é o próprio laboratório de informática da escola. Contudo, esse “mundo de novidades” não pode restringir-se apenas a esse espaço para a disseminação do conhecimento e informações dessas novas tecnologias. Dentro do contexto escolar, o aluno pode assimilar melhor o conteúdo a ser trabalhado em sala de aula pelo auxílio de outros materiais, como Datashow, utilização de notebook e até de equipamentos auditivos.