sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Reflexões iniciais


REFLEXÕES INICIAIS

Para pensarmos a escola de hoje, inevitavelmente perpassamos por questões que envolvem questões globais. E dentro dessa vertente, os avanços da tecnologia, inegavelmente, ganharam um papel importantíssimo para o auxílio/complemento do ensino em sala de aula – e até mesmo fora dela, como atividade extraclasse. A internet, por exemplo, é hoje uma grata realidade e cercear o aluno dessa realidade é ignorar a força da sua inclusão desse aluno no contexto atual.
As novas tecnologias já são uma realidade em praticamente todas as escolas. E todos os educadores devem envolver-se na qualificação para a prática do uso de novos meios que auxiliem o seu ensino, diversificando a forma como o conteúdo é repassado. E a forma de auxílio dessas novidades podem e devem ser utilizadas como instrumentos de projetos pedagógicos.
Contudo, auxiliar o aprendizado do aluno pelos novos meios tecnológicos deve ser algo que vai além da sala de aula. Hoje, com a utilização da internet, o aluno tem um verdadeiro mundo em mãos, onde pode complementar extraclasse o seu aprendizado. Além disso, o uso de ferramentas como as redes sociais, por exemplo, desempenham um papel importante nas trocas de experiências e informações que fazem parte da realidade de outros alunos de diferentes regiões. Para tanto, faz-se necessário que esta ferramenta esteja ao alcance do aluno dentro do ambiente escolar, através de meio onde estes aprendizes (alunos) possa utilizar tais inovações, valorizando a sua capacidade de raciocínio e a soluções para questões do seu cotidiano. E esse espaço de difusão de conhecimento é o próprio laboratório de informática da escola. Contudo, esse “mundo de novidades” não pode restringir-se apenas a esse espaço para a disseminação do conhecimento e informações dessas novas tecnologias. Dentro do contexto escolar, o aluno pode assimilar melhor o conteúdo a ser trabalhado em sala de aula pelo auxílio de outros materiais, como Datashow, utilização de notebook e até de equipamentos auditivos.

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